Benefícios de dormir com um animal

May 01


Pessoas com companheiros animais costumam gostar tanto da companhia dos seus animais de estimação que gostam de compartilhar a cama com eles à noite. Com pequenos animais como gerbils e chinchilas que gostam de mordiscar coisas, podem fugir e não são facilmente treinados para usar o penico, dormir juntos pode não ser uma boa ideia. Com animais maiores, a questão de dividir a cama ou não é menos clara.

Pesquisas mostram que 56% das pessoas relatam dormir com um animal de estimação no seu quarto, e quase 35% das crianças compartilham a cama com um animal de estimação à noite. O co-leito pode até ser preferido pelo seu animal de estimação, com mais de 86% dos filhotes escolhendo dormir perto de um humano quando têm oportunidade.

Você pode se perguntar: devo deixar o meu cão ou gato dormir comigo? Exploramos as vantagens e desvantagens de dormir com um animal de estimação, juntamente com dicas sobre como dormir melhor com o seu animal de estimação.

Devo deixar o meu animal de estimação dormir comigo?

Escolher dormir com um animal é uma decisão pessoal. Os animais de estimação oferecem conforto e segurança, mas podem afetar a qualidade do sono ou provocar alergias em algumas pessoas. Se os benefícios superam os riscos depende de você, de seu animal de estimação e de sua situação específica.

Benefícios de dormir com animais de estimação

Pesquisas e experiências humanas subjetivas sugerem que dormir com um animal de estimação pode fornecer uma variedade de benefícios.

Conforto e Segurança

Algumas pessoas escolhem um animal de estimação, especialmente um cão, para segurança e proteção. Ter um cão em casa pode objetivamente aumentar a segurança ao impedir o crime contra a propriedade. A presença de um cão também pode fornecer sentimentos subjetivos de segurança. Por exemplo, num estudo com mulheres americanas, aquelas que dormiam com cães relataram se sentir mais confortadas e seguras.

Os cães de serviço também podem transmitir uma sensação de conforto e segurança às pessoas com transtorno de stress pós-traumático (PTSD) quando passam por pesadelos. Os cães de serviço de PTSD são treinados para identificar sinais físicos que indicam que uma pessoa está tendo um pesadelo, para que possam interromper o pesadelo acordando-a. Num estudo com veteranos com cães de serviço PTSD, 57% afirmaram que o seu cão ajudou a aliviar os seus problemas de pesadelo.

Melhor Saúde Mental

Uma meta-análise de 17 estudos concluiu que os animais de estimação são geralmente uma força positiva quando se trata da saúde mental humana. Para muitas pessoas com problemas de saúde mental de longa duração, os cães fazem parte integrante da rede de apoio, mesmo que não sejam cães de serviço oficial.

Ter um animal de estimação pode reduzir as preocupações e a solidão, desviar a atenção dos sintomas de doenças mentais, ajudar a regular as emoções e aumentar um senso de propósito e significado na vida. A interação positiva com um cão aumenta os níveis de oxitocina em adultos e reduz os níveis de cortisol em crianças. O aumento da ocitocina e a redução dos níveis de cortisol estão associados ao relaxamento e redução do stress.

A maioria dos estudos realizados sobre os benefícios para a saúde mental de ter um animal de estimação foi realizada quando os participantes estavam acordados, então não está claro se esses benefícios se aplicam quando as pessoas dormem com os seus animais de estimação. No entanto, o efeito relaxante da interação com um animal de estimação parece ser pelo menos parcialmente devido ao toque físico. Se dormir com cães envolve aconchegar-se e fazer contato físico direto, isso pode resultar em menos stress e maior relaxamento.

Muitas pessoas afirmam que dormir com o seu animal de estimação beneficia seu sono, e um estudo mais antigo descobriu que pessoas com animais de estimação eram menos propensas a tomar remédios para dormir do que pessoas que não têm animais de estimação.

Imunidade melhorada

A presença de cães ou gatos influencia significativamente a composição das bactérias encontradas em uma casa, o que por sua vez impacta a imunidade dos humanos que ali vivem. Os pesquisadores levantam a hipótese de que a exposição a uma diversidade de microrganismos beneficia a saúde e a imunidade humanas, e a falta de exposição diversa pode ser a culpada pelo aumento das alergias e doenças autoimunes. Pesquisas anteriores mostram que acariciar um cão aumenta a resposta imunológica, então o contato próximo de compartilhar um espaço para dormir pode beneficiar o sistema imunológico mais do que simplesmente ter um cão em casa. Mais pesquisas são necessárias, no entanto.

As vantagens da imunidade que os animais de estimação fornecem são provavelmente ainda mais benéficas para crianças e bebês, pois eles têm sistemas imunológicos em desenvolvimento. Verificou-se que morar com um gato no primeiro ano de vida de uma pessoa reduz pela metade o risco de se tornar alérgico a gatos aos 18 anos. Para os homens, morar com um cão durante o primeiro ano de vida reduz de forma semelhante a chance de se tornar alérgico a cães. Estar exposto a dois ou mais cães ou gatos no primeiro ano de vida também pode reduzir a probabilidade de uma pessoa desenvolver outras alergias, como ácaros, grama azul e tasneira.

Saúde melhorada

Demonstrou-se que os animais de estimação melhoram a saúde humana de várias maneiras, como diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos e diminuindo a pressão arterial. Possuir um cão está correlacionado a um risco reduzido de morte, provavelmente devido a esses efeitos positivos no sistema cardiovascular. As primeiras pesquisas sobre este tópico descobriram que fazer carinho em cães, em particular, reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca. Se tocar em seu animal de estimação é parte da chave para obter benefícios para a saúde, aconchegar-se à noite pode ajudar.


Artigos Relacionados


Precisa De Ajuda?